A Lightning Network, solução de segunda camada do Bitcoin, alcançou um novo recorde histórico de capacidade no contexto do mercado próximo a 17 de dezembro de 2025. O aumento ocorre em meio à maior adoção por grandes exchanges de criptomoedas e melhorias na funcionalidade da rede.
Segundo dados do Bitcoin Visuals, a capacidade da Lightning Network atingiu 5.606 BTC na segunda-feira, 15 de dezembro de 2025, superando o recorde anterior de março de 2023. A plataforma de análise Amboss também reportou um pico de capacidade de 5.637 BTC, equivalente a aproximadamente US$ 490 milhões, na terça-feira seguinte.
Os dados mostram um aumento significativo na capacidade durante novembro e dezembro de 2025, após um ano de declínios. A Amboss destacou que grandes exchanges como Binance e OKX têm depositado mais Bitcoin na Lightning Network neste período, explicando o salto na capacidade.
“Não é apenas uma empresa que está colocando mais Bitcoin na Lightning Network; é em toda a indústria”, afirmou a Amboss. Apesar do aumento na capacidade, o número de nós da rede estava em 14.940, abaixo do pico de 20.700 registrado em março de 2022, enquanto o número de canais entre esses nós era de 48.678, também inferior ao máximo de 2022.
Esses indicadores sugerem que mais Bitcoin está sendo adicionado à Lightning Network, mas não necessariamente um aumento correspondente no uso, conforme medido pelo número de nós e canais.
Paralelamente, a Lightning Labs anunciou na quarta-feira, 16 de dezembro de 2025, a atualização do Taproot Assets para a versão 0.7. A nova versão habilita endereços reutilizáveis, um suprimento de ativos totalmente auditável e transações maiores e mais confiáveis.
O Taproot Assets é um protocolo multi-ativos para a Lightning Network que permite que ativos como stablecoins sejam cunhados no Bitcoin e enviados através da rede. A funcionalidade de suprimento auditável garante transparência sem exigir confiança, o que pode ajudar o Bitcoin e a Lightning Network a se tornarem uma rede multi-ativos.
“Com esta versão, estamos estabelecendo a base para trilhões de dólares fluírem no Bitcoin e na Lightning”, afirmou a Lightning Labs.
Para usuários e investidores, o aumento da capacidade da Lightning Network significa maior capacidade para transações rápidas e de baixo custo. A adoção por grandes exchanges indica maior integração institucional, enquanto a atualização do Taproot Assets abre caminho para stablecoins e outros ativos utilizarem a segurança do Bitcoin com a eficiência da Lightning Network.
Este conteúdo é informativo, não é recomendação de investimento.









